Aline Paes é cantora, natural do Rio de Janeiro. Logo no início da carreira, em 2010, foi vencedora do Prêmio Divas da Música Brasileira, onde concorreu com artistas de diferentes regiões do país. O prêmio homenageou as grandes Ademilde Fonseca, Alaíde Costa e Dóris Monteiro, e no júri do concurso figuraram nomes como o jornalista Sérgio Cabral, a cantora Ná Ozzetti e o músico e pesquisador Charles Gavin.
Lançou seu primeiro show solo em 2009, intitulado “Noite aberta", dedicado ao repertório de música popular brasileira, privilegiando canções inéditas de compositores de sua geração. Em 2010 participou do projeto "Mulheres que cantam", do compositor Pedro Ivo Frota, que culminou com o lançamento do álbum "Leve o porto - Mulheres que cantam Pedro Ivo" (Tundum, 2010), junto com as cantoras Karla da Silva, Luiza Borges e Patrícia Oliveira.
Em 2012, estreou seu duo com o violonista André Siqueira no show "De Lendas e Barcos - as canções de Thiago Amud", apresentando o ousado repertório deste compositor carioca. Nesse mesmo ano, Aline viajou para Nova York e Filadélfia, onde se apresentou com artistas locais e brasileiros como Carlos Malta e Pandeiro Repique Duo.
Em 2015, Aline idealizou e lançou o projeto "Ofusca - Veículo Musical". Seu próprio Fusca, ano 1974, foi transformado em palco itinerante que oferece shows em diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro promovendo música de qualidade, gratuitamente. “Ofusca" ocupa espaços públicos com shows da cantora e de diferentes artistas moradores da cidade. O fusquinha já estacionou no Leme, Ipanema, Glória, Santa Teresa, Barra da Tijuca, Penha, Pavuna, Maré, Campo Grande, Guaratiba, Madureira, Jacarepaguá, entre outros bairros.
Também em 2015, a cantora lançou seu primeiro disco, "Batucada Canção" (Biscoito Fino), destacado como "Revelação" pela revista Rolling Stone Brasil, além de recolher elogios dos críticos Mauro Ferreira e Leonardo Lichote. Participaram do álbum nomes como Nicolas Krassik, Carlos Malta, Pandeiro Repique Duo, Gabriel Grossi e Luis Barcelos. A turnê de lançamento do CD foi encerrada em 2017 e passou pelas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, além de shows fora do país nas cidades de Lisboa, Porto e Amarante, em Portugal, e na Embaixada do Brasil em Londres, Inglaterra.
Ainda no final de 2017, a cantora apresentou seu novo show "Atlantnia", que faz um mergulho dançante pela memória histórica e cultural deste “rio chamado Atlântico”, o qual separa e aproxima continentes, línguas, crenças e ritmos. O repertório estabelece um diálogo contemporâneo do Brasil com Portugal, Cabo Verde, Angola, Cuba e Jamaica, estabelecendo pontes musicais que valorizam o híbrido e os encontros promovidos através do mar. Após campanha de captação coletiva, o álbum está em processo de gravação e tem previsão para 2021.
Em novembro de 2019, passa a integrar o projeto Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha a convite do virtuoso bandolinista, e divide os vocais do projeto com a cantora Deborah Vasconcelos. Neste mesmo ano estreia o Duo Aline Paes Pedro Franco, com este também virtuoso multi-instrumentista, trazendo para o repertório releituras de Moacir Santos, Vinicius de Moraes e Baden Powell, João Bosco e Aldir Blanc, além de autorais.
Durante o período de isolamento social devido à pandemia, participou de festivais on-line e cantou em suas séries de vídeos independentes: "Eu, voz" e "A2 - Duetos em Isolamento". Além de cantar, Aline se manteve em constante diálogo com outros artistas e agentes do mercado da música nas séries de bate-papo "O Q VC OUVE?", na qual conversou sobre discos, e na série "Diálogos Sobre Carreira Artística" onde convidou empresários para falarem sobre aspectos importantes da construção independente de carreira musical.
Em 2021, lançou a primeira edição do Festival OQ VC OUVE? que reuniu cantoras da cena musical carioca, além de homenagear a grandiosa Áurea Martins. No mesmo ano, lançou pelo Selo Cantores Del Mundo o EP "Entre Tempos", gravado ao vivo em duo com o violonista André Siqueira.
Em 2022 lançou o single "Ruas Vazias", composta a convite do projeto Sons of Hadzi (Alemanha/ Suíça), encabeçado pelo produtor musical Figub Brazlevic. O clipe chegou a mais de 120mil visualizações em duas semanas de lançamento.
Em 2024 lança o segundo álbum de estúdio, Corpo Mar, com produção de Aline, Bernardo Aguiar e Diogo Sili, e participações de Paulo Flores (Angola), Marina Íris (Brasil) e Aliesky Perez (Cuba).
Entre as principais colaborações, podemos destacar as participações em shows e gravações junto aos artistas Cheikh Lô (Senegal), Mario Lucio Souza (Cabo Verde), Francisco, el Hombre (Brasil/ México), Paulo Flores (Angola), Tiago Nacarato (Portugal), Júlia Vargas (Brasil), Caio Prado (Brasil), Pietá (Brasil), Bongar (Brasil), Marcos Suzano (Brasil), Pedro Ivo Frota (Brasil), Thiago Amud (Brasil), Clarice Assad (Brasil), Vinicius Castro (Brasil), Pandeiro Repique Duo (Brasil), Carlos Malta (Brasil), Celina Pereira (Cabo Verde), Nicolas Krassik (França), Gabriel Grossi (Brasil), Escambo (Brasil), Thiago Thiago de Melo (Brasil), Luiza Borges (Brasil), Luiza Sales (Brasil), Bondesom (Brasil), grupo vocal Ordinarius (Brasil), entre outros.